Bem-Vindo!

Blog Post

Como aumentar as vendas de sua loja em 5 passos

É certo dizer que o grande sonho, e preocupação, de todo empreendedor é ver suas vendas alavancarem. Afinal, disso depende todo o sucesso do negócio. Mas para muitos, conseguir estimular a compra ainda é tarefa árdua e por mais esforço que seja despendido em promover ações que estimulem o crescimento do negócio, o empresário sente como se estivesse dando “tiros no escuro”.

Se familiarizou com esta situação? Calma! Este artigo veio para te ajudar e mostrar que com uma linha de planejamento simples é possível aumentar muito as vendas sem que seja necessário ser um mestre na arte da persuasão. Aqui estão as 5 atitudes cruciais para levar seu negócio a vender mais. Confira:

1. Conheça seu público

Identifique quem é e o que procura seu cliente. Qualquer esforço e investimento em ações de marketing ou estratégias de vendas será em vão se não forem pensadas de acordo com as necessidades e desejos do seu público-alvo. Trace um perfil levando em conta a idade, sexo, renda e interesse de compra dos possíveis clientes e use essas informações para guiar todas as ações da sua loja, como escolha do ponto comercial, ações de divulgação, comunicação e atendimento.

Também é importante manter um banco de dados com fichas dos atuais compradores com informações como produtos adquiridos e média mensal de gastos na sua loja, assim é possível monitorar suas atitudes de compra e definir quais produtos fazem mais ou menos sucesso. Além disso, mantenha a comunicação com o consumidor sempre ativa e o incentive a opinar sobre a qualidade dos seus produtos e serviços e sugerir melhorias. Quanto mais você conhecer os hábitos do seu público mais fácil fica planejar intervenções que chamem de fato sua atenção e resultem em aumento real nas vendas.

2. Privilegie o atendimento

Oferecer um bom atendimento é a maneira mais eficiente de fidelizar o cliente. Ao buscar por um produto, o consumidor procura não só o melhor preço, mas sim uma experiência completa de compra. Por isso, todas as etapas desse processo serão por ele analisadas.

Se for mal atendido, é muito pouco provável que o cliente vá embora com a intenção de comprar novamente na sua loja. O pior é que ele compartilhará a experiência vivenciada com todo o seu círculo social, o que pode comprometer muito a imagem do seu negócio.

Por isso, contrate vendedores adequados, treine e estimule-os a sempre tratar todos os clientes de maneira excepcional. Contudo, é importante também orientá-los para que isso ocorra de forma natural, sem parecer um atendimento forçado com um discurso decorado. Crie um procedimento de abordagem que demonstre ao cliente que o vendedor está ali para ajudá-lo, não para enfiar qualquer produto goela abaixo com o único intuito de vender mais. Faça com que, assim que colocar os pés dentro do seu estabelecimento, o consumidor sinta-se bem amparado.

Distribua mimos, faça promoções e sorteios, envie cartões de aniversário. Relacione-se com o cliente na medida certa e garanta que ele faça uma boa propaganda do seu estabelecimento.

3. A disposição das mercadorias, o visual e a organização da loja fazem toda a diferença

Oferecer um ambiente agradável, organizado e de bom gosto também é crucial para garantir que seu cliente tenha uma boa experiência de compra. Defina um estilo de decoração que seja fiel ao gosto do seu publico e ao estilo dos seus produtos. Crie vitrines chamativas, que valorizem as mercadorias comercializadas e a mantenha atualizada, seguindo datas comemorativas e tendências para atrair as pessoas que passam em frente a porta.

Não descuide jamais da organização e limpeza do seu estabelecimento. Lembre-se que todos os pormenores serão avaliados pelo cliente quando ele entrar na sua loja e qualquer deslize pode causar uma péssima impressão e custar um potencial consumidor.

A forma como você organiza os produtos no interior da loja também é um fator primordial para conseguir aumentar as vendas. Separe os produtos por categorias e, preferencialmente, coloque itens que se complementam uns perto dos outros. Isto acaba instigando o seu cliente a levar outros produtos. Além disso, a identificação do preço do produto também conta pontos na decisão do cliente. Por isso, não deixe de expor o valor levando em consideração a parte visual das etiquetas. Cores como o vermelhor e amarelo ganham destaque na visibilidade das ofertas!

Tambem é indispensável criar uma identidade visual para o seu negocio através de uma logomarca para facilitar a memorização da empresa pelos clientes. Ela deverá aparecer na fachada, no site, nas sacolas, caixas, notas fiscais e tudo que requerer identificação.

 

4. Cultive o relacionamento online

Estar presente no universo online é fundamental para qualquer empreendimento, seja qual for seu tamanho ou seguimento. Atualmente, na grande maioria das vezes, os consumidores buscam referências e informações sobre produtos e serviços na internet antes mesmo de se deslocarem pessoalmente ao estabelecimento.

Por isso tenha uma página na web, conserve-a sempre atualizada e invista no relacionamento com os consumidores através de canais digitais. Existe uma gama gigantesca de ótimas oportunidades que aparecem com o engajamento da sua marca ao universo digital. Tire o máximo de proveito delas.

 

  1. Mantenha preços competitivos

Saber precificar seus produtos e serviços é primordial para conquistar a clientela. Mas cuidado para não fugir do valor justo dos seus produtos e acabar minimizando demais sua margem de lucro pois isso pode arruinar a saúde financeira do seu negócio. Além de que preços muito mais baixos que os da concorrência podem fazer com que o consumidor desconfie da qualidade dos seus produtos.

Faça sempre promoções, ofertas para ponta de estoque e ofereça descontos para datas especiais, como aniversário, ou proporcionais à compra. Poucas coisas atraem tanto a atenção dos consumidores quanto a chance de economizar.

 

 

Conhecendo e aplicando eficientemente as melhores estratégias de venda não há como colher outro resultado que não seja a prosperidade do seu negócio. Veja, dentre os passos apresentados aqui, quais você ainda não adotou e os adeque às características do seu negócio e aos seus objetivos. O resultado de medidas tão simples vai lhe surpreender.

 

E você, já aplica estes passos para aumentar as vendas em sua loja? Quais as maiores dificuldades enfrentadas? Compartilhe suas experiências através dos comentários! Podemos ajudá-lo com dicas pontuais sobre como fazer do seu ponto de venda um grande negócio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Posts Relacionados

promoção--4-indícios-de-que-está-na-hora-de-diminuir-o-preço-de-um-produto
Promoção: 4 indícios de que está na hora de diminuir o preço de um produto

É difícil para um comerciante pensar em abaixar o preço de um produto, porém,

pdv
Como definir quais os produtos entrarão em promoção em seu PDV

A promoção é a ferramenta de marketing mais popular de todos os tempos e,

Fatal error: Call to undefined function wp_json_encode() in /home/precopratico/www/wp-content/plugins/popup-maker/includes/pum-template-functions.php on line 73