Bem-Vindo!

Blog Post

Como gerenciar o estoque de forma eficiente e organizada

0 Flares 0 Flares ×

O sucesso de uma loja, tanto para varejo quanto atacadistas, depende do cuidado uma série de detalhes que, juntos, compõem um formato de negócios que dá certo. Estratégias de precificação, definição de ofertas, merchandising, organização do Ponto de Vendas, atenção com a rotina administrativa e gestão de funcionários e fornecedores são alguns destes detalhes importantes que merecem atenção. Além desses, outro item que deve ser cuidadosamente gerenciado por todo empreendedor do ramo de autosserviços (mercados, padarias, papelarias, armazéns) é o estoque.

Um bom controle de estoque permite que você tenha melhores condições administrativas, sabendo a melhor hora de comprar e ganhar bons descontos por volume, o que vai influenciar diretamente no seu potencial de ganhos através de uma precificação mais atraente. Isso aumenta a competitividade da sua loja, atrai e fideliza clientes e, claro, melhora a sua lucratividade. Além disso, gerir o estoque é fundamental para criar estratégias de vendas, como promoções que visem escoar produtos próximos do vencimento, entre outros. Se você ainda não se atentou a isso, pense que seu estoque é dinheiro, e uma má gestão inevitavelmente acarreta em prejuízos.

E você, sabe como gerenciar seu estoque de forma eficiente e organizada? Veja abaixo algumas dicas de como fazer isto.

Estabeleça um nível de estoque conforme o potencial de vendas da sua loja

Um erro comum de muitos varejistas é ter produtos parados em estoque ou uma quantidade sempre insuficiente de produtos frente à demanda de seus clientes. A melhor opção é ter um nível de estoque de cada produto compatível com o volume de vendas do mesmo na loja. E, para saber isso, é preciso estudar e acompanhar dia a dia o que sai da loja.

Digamos, por exemplo, que o período de reposição de um determinado produto em sua loja seja de uma semana e você venda em média 5 unidades deste produto por dia. Obviamente, seu estoque mínimo deve ser de 30 unidades semanais, podendo ser flexibilizado para mais caso você pretenda fazer uma promoção, ou dar um lugar de destaque para o mesmo. É altamente recomendável ter 10% a mais do que média de vendas do produto em estoque, mas isto deve ser avaliado no caso de itens perecíveis.

Faça inventários rotativos

Ter um inventário periódico é essencial para todo tipo de comércio. Estipule um prazo para isso, pode ser mensal, bimestral, ou conforme for conveniente para seu negócio. Porém, uma forma de ter esse controle sem sobrecarregar tanto a equipe é fazer inventários rotativos. Escolha, diariamente, alguns itens para serem inventariados.

Se sua loja possui uma variedade mais extensa, essa modalidade é ainda mais recomendável. Comece fazendo um inventário geral, tenha todas as quantidades atualizadas e passe a acompanhar diariamente a saída de determinados produtos. Veja se as notas de saída batem com o que fica em estoque, estude a média de consumo de cada produto e utilize esses dados para definir a quantidade e o momento certo de comprar junto aos fornecedores.

Escolha um bom software de gestão de estoques

O trabalho de gerenciamento de estoques é hoje bem mais simples do que já foi um dia. Como já existirem sistemas prontos para a gestão, você e sua equipe terão apenas o trabalho de abastecer o software com dados como entrada e saída de produtos. Além disso, é possível codificar cada produto e digitalizar todas as operações.

E você, tem alguma estratégia eficiente de gestão de estoques? Conte pra gente, é só comentar!

 

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Posts Relacionados

recursos-Humanos--saiba-porque-funcionários-bem-humorados-geram-mais-lucro
Recursos Humanos: Saiba porque funcionários bem-humorados geram mais lucro

Os mal-humorados que nos perdoem, mas bom humor é fundamental – inclusive no ambiente

promoção--4-indícios-de-que-está-na-hora-de-diminuir-o-preço-de-um-produto
Promoção: 4 indícios de que está na hora de diminuir o preço de um produto

É difícil para um comerciante pensar em abaixar o preço de um produto, porém,

não-deixe-sua-equipe-fazer-feio--6-posturas-inaceitáveis-para-se-ter-em-frente-aos-clientes
Não deixe sua equipe fazer feio: 6 posturas inaceitáveis para se ter em frente aos clientes

Tem uma estratégia de marketing digital para a sua loja virtual? Legal. Bons  produtos

lojas-de-rua-ou-Shopping--o-que-traz-mais-resultado
Lojas em Ruas ou Shoppings: o que traz mais resultado?

Segundo estudo realizado pela consultoria Deloitte e pela Associação Brasileira de Franchising, as franquias

como-realizar-compras-de-maneira-eficiente-para-a-minha-loja
Como realizar compras de maneira eficiente para a minha loja?

Independentemente de a sua empresa possuir um setor de compras específico ou que elas

desvios de estoque
Como evitar a perda de dinheiro com desvios de estoque?

Prever uma porcentagem de perda de dinheiro por desvios de estoque faz parte do

identificação de novas oportunidades
4 dicas para identificação de novas oportunidades de negócio em seu comércio

Diante de um mercado repleto de opções para todo tipo de comércio, é preciso

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×