Como realizar compras de maneira eficiente para a minha loja?

Independentemente de a sua empresa possuir um setor de compras específico ou que elas sejam realizadas por você, é preciso ter processo bem definidos para que elas sejam realizadas de maneira eficiente. Afinal, repor a sua loja com mercadorias com um custo de compra elevado, pode impedir que você tenha um preço competitivo na veda. Por outro lado, a falta destes produtos também pode acarretar malefícios à sua loja, como não atender a expectativa de um consumidor, o que modifica por completo a experiência deste cliente com a sua marca.

Para que você não se depare com nenhuma destas situações ou outras tão desagradáveis quanto, selecionamos dicas preciosas sobre como realizar compras de maneira eficiente para a sua loja. Acompanhe, coloque-as em prática e confira os benefícios nos resultados de seu Ponto de Vendas:

Entenda quais são os produtos com maior e menor saída de seu estoque

Os produtos saem do estoque para repor as gôndolas na loja. Por isso, uma forma eficiente de controlar os desejos, demandas e necessidades de seus clientes, bem como o que não os agrada tanto, é com um acompanhamento do giro de produtos no estoque.

Acompanhando estas informações de perto, é possível ter um controle mais específico do comportamento de consumo do seu cliente, bem como itens mais adequados às suas necessidades. Isso evita que produtos fiquem sem giro, resultando em perda ou dinheiro parado.

Utilize seu histórico de compras com um fornecedor para barganhar

O lado positivo de manter um bom relacionamento e ser fiel a alguns fornecedores é que você pode utilizar disso como poder de barganha. Para isso, mantenha o seu histórico de compras com cada um deles atualizado e organizado. Dessa forma, ao realizar uma nova ordem de pedido, você tem como apresentar dados de compras anteriormente realizadas que propiciem mais descontos devido ao relacionamento, frequência e volume de pedidos emitidos àquela empresa.

Atente-se às tendências de seu mercado

Não deve ser seu o gosto para a escolha dos produtos que serão comercializados em sua loja. É preciso estar atento às tendências de mercado para levar ao seu consumidor produtos que estão em sua lista de desejos. Quando você se baseia nas opções do momento, as chances de atrair novos consumidores para a sua loja, dar vazão rapidamente às mercadorias de seu estoque, assim como de aumentar as vendas é muito maior.

Conheça seu consumidor para abastecer a sua loja com produtos que serão rapidamente consumidos

É preciso levar em consideração o perfil de seu consumidor para realizar compras mais eficazes. Quando você entende quem eles são, é mais fácil identificar o que eles querem ou precisam. Dessa forma, você garante que as mercadorias adquiridas serão consumidas mais rapidamente.

Colete informações de seus clientes sobre produtos não encontrados ou que eles tenham interesse

Uma técnica muito eficaz para identificar como aumentar o seu mix de produtos e, consequentemente, o que precisa ser incluso em sua ordem de compras, é questionar ao cliente o que ele sentiu falta nas gôndolas. Em supermercados, por exemplo, esta ação é muito utilizada nos caixas, juntamente às atendentes que questionam aos consumidores se deram falta de algum destes produtos. Com estas informações em mãos, é possível planejar previamente o que precisa ser incluído nos pedidos de sua loja.

Esteja sempre atento a novos fornecedores

Busque por novos fornecedores dos produtos que você comercializa para obter preços melhores. Certifique-se da qualidade das mercadorias e, caso não haja diferença das atuais, você terá duas opções: a primeira é utilizar esta informação para conseguir valores mais atraentes com os consumidores atuais. A segunda, é trocar de fornecedor para oferecer ao seu público prelos mais competitivos.

E você, já aplica estas dicas para realizar compras para sua loja? Conhece alguma outra para compartilhar? Aproveite os comentários abaixo!

Fique por dentro dos nossos conteúdos semanais!
Fique tranquilo, nunca enviaremos spam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *