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Promoção: 4 indícios de que está na hora de diminuir o preço de um produto

É difícil para um comerciante pensar em abaixar o preço de um produto, porém, dar um passo para trás pode ajudar a dar vários para frente. Existem momentos muito propícios para tomar essa atitude e isso pode ajudá-lo a aumentar os lucros, acertar no estoque e até adquirir novos clientes. Afinal, quando uma promoção chama a atenção dos consumidores, eles entram na loja e podem acabar comprando muito mais!

Quer descobrir os indícios de que está na hora de diminuir o preço de um produto? Confira o texto a seguir!

Produtos perecíveis

Uma questão que sempre precisará ser levada em conta é a da validade dos seus produtos. Se você está com vários itens disponíveis e a data de expiração está chegando, nem pense duas vezes: coloque em promoção.

É muito melhor diminuir um pouco a sua margem de lucro e vender tudo, do que acabar com vários produtos que estragaram. Além disso, a promoção vai atrair clientes, que podem comprar mais e também terão mais propensão a voltar a fazer novos negócios com você! Não esqueça que o consumidor precisa de alguns dias para fazer o uso, portanto, não adianta colocar em promoção apenas um dia antes da validade expirar.

Sazonalidade

É preciso compreender as demandas da clientela e uma delas envolve a sazonalidade. Alguns produtos vendem muito mais em certas épocas do ano, como o chocolate na páscoa, os brinquedos no dia das crianças ou as roupas de banho nas proximidades do verão.

Você precisa estar atento a essas oportunidades, pois poderá lucrar mais e ter um maior volume de vendas com promoções discretas. Isso, claro, pode levantar a venda de outros itens também.

Condições de compra

Quem disse que é só você que vai definir o melhor momento de lançar uma promoção? Às vezes, é o seu fornecedor que irá ditar se você deve ou não abaixar os seus preços.

Se ele fizer condições de compra melhores para você, repasse essa economia. Ambição demais nesse momento não é algo desejável, pois quando você estende condições melhores para os seus clientes, a tendência é reforçar a relação com a sua marca e acabar vendendo mais, mesmo depois de findada a promoção.

Estoque cheio

O controle de estoque é um fato de alta complexidade no gerenciamento de uma loja. Quando perdemos esse controle, começamos a ter prejuízo, pois os itens perecíveis começam a estragar, acumulando muitos produtos do mesmo tipo e perdendo um espaço que poderia ser utilizado para atender melhor às demandas dos clientes.

Uma das maneiras de evitar esse problema é prestar atenção se você não está com um acúmulo de determinadas peças. Quando perceber que isso ocorreu, lance uma promoção sem medo. Além de todas as vantagens citadas, você vai liberar espaço e poderá começar a se organizar melhor.

Seguindo essas dicas e ficando atento, você saberá ao certo quais são os momentos propícios para lançar uma promoção. Além de aumentar seus lucros, você agrada em cheio quem realmente interessa nessa história e sustenta seu negócio: o seu cliente!

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