Bem-Vindo!

Blog Post

Cor e consumo: entenda como as cores influenciam na vontade de comprar!

0 Flares 0 Flares ×

No mundo dos negócios vale quase de tudo para atrair a clientela. Os empresários normalmente gastam muito dinheiro em propaganda e marketing, bem como diversas ações para atrair público e aumentar os lucros. Existem inclusive maneiras mais sutis de gerar influência, muitas das quais passam despercebidas aos olhos do público, mas geram um resultado positivo para o negócio.

As cores são uma das ferramentas mais poderosas do Design. Quer compreender melhor essa relação entre cor e consumo e descobrir como elas influenciam sua vontade de comprar? Então leia o texto a seguir:

Como as cores afetam as vendas?

A visão é o sentido mais importante para o ser humano. Nossa percepção do ambiente passa completamente por essa capacidade, tanto que nossos outros sentidos são até menos proeminentes do que em outras espécies da natureza. Sabendo disso, os profissionais de marketing aprenderam bem como as cores influenciam nosso humor e estado de espírito, bem como isso pode ajudar ou atrapalhar na realização de uma compra.

Os maiores fast-foods são vermelhos

Você já parou para perceber que praticamente todas as grandes redes de fast-food têm vermelho entre suas cores predominantes? Pois perceba e veja que isso não é por acaso. O vermelho é um grande estimulante de apetite. Por dezenas de anos foi considerada a cor primária ligada aos instintos de sobrevivência mais básicos: alimentação, fogo e abrigo. Ela é uma cor ativa, que emociona e apaixona, estimulando a energia e incentivando ações, como a compra.

Como gerar credibilidade com cores?

Não é só nas grandes corporações ou em campanhas de marketing milionárias que as cores podem ser utilizadas: na sua empresa ou empreendimento, você também pode usá-las em seu favor. O branco, por exemplo, é uma excelente cor de fundo, pois além de passar paz e tranquilidade, torna as outras cores do ambiente mais intensas e perceptíveis. O azul cria sensação de confiança e segurança, por isso é muito utilizado em bancos e locais de negócios. Já a cor verde é associada à riqueza e ao luxo, pois é processada por nossos olhos com mais facilidade. Ela ajuda a relaxar e é muito comum em lojas cujo valor agregado aos produtos é alto.

Quais são as cores que realizam vendas?

Se sua intenção é realizar vendas e fechar negócios, existem cores que podem ajudar. O vermelho, como já foi dito, desperta paixões e inquietudes, estimulando a energia e incentivando ações. Outra que se combina bem nesse campo é o amarelo, que é otimista e jovem, prendendo a atenção (mas vale o cuidado em não usar um tão exageradamente chamativo e jogar a estratégia por água abaixo). O laranja apela à ação, para inscrições, compras e vendas. O rosa é romântico e feminino, sendo ideal para atrair esse público, enquanto o preto, poderoso e altivo, é usado para artigos e lojas de luxo.

Como podemos ver, as cores têm mais influência nas nossas ações do que o olhar desatento pode perceber. Sabendo usar isso a seu favor, você pode deixar seu cliente mais confortável em seu ambiente ou até aumentar o número de suas vendas. Vale ressaltar que bom senso é bom e exageros são sempre negativos! Use essa ferramenta a seu favor e conte suas experiências para a gente!

 

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Posts Relacionados

degustação-no-pdv-realmente-aumenta-as-vendas
Degustação no PDV realmente aumenta as vendas?

Sim, e é por isso que a degustação no PDV já faz parte do

3-dicas-para-atrair-mais-clientes-para-a-sua-loja-pela-internet
3 dicas para atrair mais clientes para a sua loja pela internet

Não há quem não busque por um estabelecimento, produto ou serviço, hoje, na internet.

5-dicas-indispensáveis-para-trabalhar-o-marketing-no-varejo
5 dicas indispensáveis para trabalhar o Marketing no varejo

Quando falamos de varejo, entendemos que o grande diferencial do ponto de vendas (PDV)

shopper marketing
Shopper Marketing: entenda o poder da influência no momento da compra em seu PDV

O marketing tradicional, em que o público-alvo era atingido por meio de propagandas por

fidelização de clientes
Como trabalhar a fidelização de clientes em sua loja

A fidelização de clientes é, sem dúvida, um ponto que merece atenção no comércio

comercio encontrado na internet
Como fazer o seu comércio ser encontrado na Internet

Há quem ainda acredite que para quem tem um negócio local – como um

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×